top of page

A Mente

Atualizado: 17 de nov. de 2020



Memória


A memória é uma das capacidades mais extraordinárias e interessantes que nós, seres vivos, temos, tanto, humanos, quanto animais, é nela em que esta armazenado todo o conhecimento que adquirimos desde o dia em que nascemos até o dia em que morremos, porém ela não funciona perfeitamente e muitas vezes nos sabóta e nos engana, como um mágico faz. Há também pessoas extraordinárias que conseguem memorizar mais de 500 números em apenas dez minutos, mas você já se perguntou como isso é possível e por que isso acontece ?Bom, para entendermos como nossa memória funciona, precisamos passar pelos tipos de memórias que a ciência classifica e entendermos todas as partes do nosso cérebro.



Memória a curto prazo: Retém a informação logo que é recebida. Um exemplo é quando somos apresentados ao nome de uma pessoa que acabamos de conhecer.

Memória de trabalho: Nós a utilizamos em cálculos mentais, por exemplo, quando executemos um conjunto de operações mentais simultaneamente. Ao fazer a multiplicação 73×73, para que possamos chegar ao resultado correto, devemos realizar várias manipulações com os números em ordem e ao mesmo tempo armazenar resultados parciais.

Memória de procedimento : Utilizada para armazenar e verificar informações não verbalizadas como habilidades motoras, sensitivas ou intelectuais.

Memória a longo prazo: A memória de longo prazo é a que retêm recordações de episódios e fatos da nossa vida, onde podem ser classificadas em quatro tipos: Declarativas : São memórias que são fatos em que conseguimos recordar, coisas que realmente aconteceram ao longo de nossas vidas, como um show ou uma viagem em que fomos, com o tempo a perda dessas memórias é normal, simplesmente por não darmos atenção a elas, mas essas perdas podem estar ligadas também a doenças, como o Alzheimer.

Não declarativas​ : São memórias que não podem ser contadas ou ensinadas oralmente. Um bom exemplo disso é aprender a andar de bicicleta. Apesar da teoria, você só vai aprender se experimentar até que consiga realizar a atividade.

Semântica​ : Envolve os conhecimentos organizadores do mundo, por exemplo, lembramo-nos do dia que o Brasil foi descoberto e quem o descobriu.

Episódica​ : É a memória autobiográfica e envolve os acontecimentos da vida de uma pessoa, por exemplo, lembrar da sua formatura, do dia do casamento, da entrevista de emprego. Agora que entendemos como cada parte de nossa memória funciona, precisamos também conhecer todas as áreas e suas funções. Córtex pré frontal

Como o nome já diz, o Córtex pré frontal se localiza na parte da frente de nossa cabeça, e acredita-se que seja uma das áreas mais importantes, pois ela é encarregada de funções cognitivas, emocionais e sociais, são elas: – Atenção – Julgamento – Perseverança – Controlo de impulsos – Organização – Automonitorização – Resolução de problemas – Pensamento crítico – Antecipação – Aprender com a experiência – Sentir e expressar emoções – Interação com o sistema límbico – Empatia

Córtex auditivo

O Córtex auditivo tem como função o processamento de tempo, harmonia, intensidade, frequência, e localização dos estímulos recebidos pelos ouvidos.


Hipocampo


O hipocampo regula a motivação, emoção, aprendizado, e memória.

Quando uma pessoa sofre uma lesão no hipocampo, ela fica impossibilitada de criar novas memórias, passando a ter a impressão de estar num lugar desconhecido constantemente. Suas novas experiências não são armazenadas, mesmo que as lembranças mais longínquas estejam íntegras.


Amígdala


A amígdala está associada a manifestação de reações emocionais e na aprendizagem de conteúdo emocionalmente relevante, ou seja, o que você aprende e gosta emocionalmente falando é função dela, como comportamentos sociais e até sexuais.


Giro Fusiforme


Em um estudo recente cientistas descobriram que o Giro Fusiforme esta associado a reconhecimento de rostos, através de uma ressonância magnética foi descoberto que o mesmo não para de crescer no inicio da vida e se transforme ao longo dela, ele continua crescendo até a fase adulta.


Lobo Parietal


Rotação pós-central : Responsável por receber e processar as informações dos sentidos.


Córtex parietal posterior: Essa estrutura é fundamental para processar todos os estímulos que vemos e para coordenar todos os movimentos.


Lobo parietal superior: Orientação espacial e habilidades motoras finais


Lobo parietal inferior. É responsável por relacionar expressões faciais com emoções. Ao mesmo tempo, também é essencial para realizar operações matemáticas e executar a linguagem ou a expressão corporal.


Área sensorial primária. Nesta área do lobo temporal processamos todas as informações relacionadas à pele: calor, frio, dor, etc...


Tronco Cerebral


Medula oblonga: Conhecido como Bolbo contém os centros cardíacos, respiratórios e vasomotores responsáveis por regular a frequência cardíaca, respiração e pressão arterial. Também regular o reflexo de tossir, espirrar, engolir e vomitar. É onde a maioria das vias motoras se cruzam contra lateralmente.


Ponte de Varolio: A ponte conecta os sinais do cérebro, medula e cerebelo, ela contém núcleos que regulam principalmente sono, respiração, deglutição, controle da bexiga, audição, equilíbrio, gosto, movimento dos olhos, expressões faciais, sensação facial e postura


Mesencéfalo: Dividido em Tectum (teto em latim) e pedúnculo cerebral possui núcleos que regulam movimentos oculares, audição, tônus muscular, prazer, sono/vigília, alerta e regulação da temperatura.


Lobo Occipital


A nossa compreensão do mundo é baseada quase exclusivamente no sentido da visão. O lobo occipital processa os estímulos visuais de forma permanente, analisando distâncias, formas, cores, movimentos…


Cerebelo


O cerebelo recebe informações sobre a posição de articulações, comprimento dos músculos, estímulos auditivos e visuais. Além disso, ele ajusta os impulsos provenientes do cérebro e, a partir dessas informações, controla:

  • Os movimentos voluntários do corpo;

  • A postura;

  • A aprendizagem motora;

  • O equilíbrio;

  • Tônus muscular.

“O que aconteceria se eu lhe dissesse que o mundo ao seu redor, com suas cores ricas, texturas, sons e cheiros, é uma ilusão, um espetáculo que o seu cérebro cria para você? Se você pudesse perceber a realidade como ela é, ficaria surpreso com o seu silêncio incolor, inodoro e insípido. Fora do seu cérebro, há apenas energia e matéria”.

– David Eagleman, O Cérebro –


Fonte - Netflix Explicando a mente











Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)!

©2020 por Planeta Expresso. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page