top of page

Sonhos

Atualizado: 17 de nov. de 2020

Quando as luzes se apagam, e você pega no sono, várias coisas muito doidas acontecem no seu cérebro, e eu aposto que você lembrou na noite passada que teve um sonho muito louco, mas por que isso acontece? ou melhor ainda, como isso acontece ?


Tudo começa no nosso cérebro, em nossa mente, que funciona basicamente como um computador, ou até mesmo um celular, temos nosso espaço de armazenamento e nossa Memória RAM, acredito que posso chamar assim, mas diferente de um computador, nós, seres vivos, cansamos com o passar das horas, e temos que dormir para descansarmos nossa mente e nosso corpo, para que reponhamos nossas energias e consigamos voltar a viver normalmente.

Enquanto estamos dormindo, nosso cérebro esta descansando e paramos de pensar, certo ? errado, nós sempre estamos pensando, até mesmo quando alguém pede pra você esvaziar sua mente, e isso está também em nosso sono, não só nos seres humanos, como nos animais também, em uma pesquisa realizada pelo IBGE diz que nós seres humanos dormimos cerca de 23 anos de nossa vida, já o Leão por exemplo, dorme cerca de 13 horas por dia, enquanto a Girafa, com seu coração enorme, não dorme nem duas horas.

Fases do sono

O sono humano é constituído por duas fases distintas: o chamado sono não-REM, que é mais lento, e o sono REM, que tem atividade cerebral mais rápida e é quando acontecem movimentos rápidos dos olhos (do inglês: Rapid Eye Movements, ou REM).

A noite de descanso começa com o sono não-REM, composto por três estágios diferentes:

N1 - transição da vigília para o sono mais profundo, porém, ainda um sono leve

N2 - desconexão total do cérebro com os estímulos do mundo real

N3 - sono profundo, com descanso da atividade cerebral

Eis, então, que chega a vez do sono REM. Nessa fase, há intensa atividade cerebral e movimentos oculares rápidos. É quando acontecem os sonhos e também a consolidação da memória.

Em uma noite completa de sono, um adulto apresenta de quatro a seis ciclos, contendo tanto estágios do sono não-REM como o sono REM. Cada ciclo pode durar uma média de 90 minutos.


Curiosidades


Essa curiosidade pelos sonhos não é de hoje, várias civilizações antigas tentavam pesquisar sobre os sonhos e seus significados, como no Egito ou na Grécia, onde achavam que os sonhos eram mensagens dos deuses ou até mesmo instruções, no século II, o grego Artemidoro de Daldis escreveu sua "onirocrítica", relatando várias teorias sobre os sonhos e apresentando o desenvolvimento de sua arte da interpretação dos sonhos. Artemidoro redigiu seu livro para ensinar a técnica de prever o destino e guiar a conduta dos homens, seja aos intérpretes de sonhos, seja como um guia para às pessoas comuns ou manual de auxílio na gestão da vida cotidiana. Suas preocupações são o casamento, os percalços da vida e da morte, os empreendimentos, o enriquecimento, os filhos, enfim, as atividades a serem exercidas na cidade, os sonhos, para Artemidoro, são movimentos ou modelagem da alma, antecipando o bem e o mal que virão. Podem significar o futuro para aqueles que são capazes de ver, pois são feitos de "imagens particulares conforme a natureza das coisas".

Graças a tecnologia de hoje em dia, sabemos realmente como acontece os sonhos, e que eles não são mensagens dos deuses ou algo assim, quando começamos a dormir, nossos neurônios se acalmam, mas depois de um certo tempo, eles voltam a ativa enquanto dormimos, então o Cortex Prefrontal desliga, mas a amidala e o hipocampo que é a parte emocional de nós, liga com muita força e por isso sonhamos coisas loucas e que não tem sentido ou lógica, digamos que o cérebro emocional fica ligado no máximo e o racional no mínimo, mas graças ao tronco cerebral ele nos impede de nos mexer enquanto sonhamos, com exceção dos olhos

Tudo isso é muito interessante, mas voce ja ouviu falar naquelas pessoas que conseguem controlar os sonhos ? sonhar que está numa praia, reconhecer que tudo aquilo é um sonho e ter o poder de começar a voar, por exemplo? isso se chama sonhos lúcidos, e a Allison McCarthy é uma dessas pessoas, e em vários vídeos de depoimento ela diz que consegue controlar os seus sonhos e da até dicas de como fazer isso, ela diz para sempre que acordar anotar tudo o que se lembrar de seus sonhos, si possível até em desenho, e antes de dormir tomar cerca de três grandes copos d´água, para ter que acordar no meio da noite, ou no meio de um sonho e conseguir se lembrar dele com mais clareza.

Com todo esse avanço na tecnologia, descobrimos que os sonhos não passam de um reflexo de nosso dia a dia, do que nós pensamos e coisas que aconteceram ou que gostaríamos que acontecessem, como nos animais, que sonham coisas do cotidiano, como brincar de correr ou ir buscar a bola, mas na psicologia humana, é muito mais do que isso, o sonho de fazer sexo, ser perseguido ou cair são os mais populares e comuns no mundo todo, e acredita-se que tem muito mais haver com nosso psicológico do que com algo divino, como por exemplo, as pessoas da segunda guerra mundial tinham pesadelos frequentes com destruição e morte, mas por ser algo que acontecia de fato e por terem medo, pensavam muito naquilo todos os dias, e para provar isso cientistas colocaram adolescentes para jogar Tétris todos os dias por cerca de quatro horas seguidas, e depois de uma semana, eles relataram que estavam sonhando com formas retangulares ou quadradas.

Em resumo, nós, seres humanos e animais, dormimos para repor nossas energias, descansar totalmente nossos músculos e renovar nossa mente, para então criar espaço para novas memórias e descartar as que o cérebro acha irrelevante, ou muito antigo, por isso, para manter-se saudável, tente sempre descansar muito bem e ter uma ótima noite de sono.


Fonte - Netflix Explicando a mente


https://www.netflix.com/watch/81062189?trackId=200257859


Comments


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)!

©2020 por Planeta Expresso. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page